Aula de psicologia com a professora Jordelina Voos
O documentário “Tudo sobre gravidez”, foi originalmente produzido em inglês e traduzido para o português, não possui legendas, tem duração de 60 minutos e censura para menores de 18 anos.
Durante os 60 minutos de duração do vídeo, é possível compreender todo o período de uma gestação desde a concepção até o momento do parto. O roteiro apresenta uma linguagem clara, sem grandes dificuldades de compreensão, algumas imagens são fortes, porém naturais, como o momento do parto.
O vídeo transmite detalhadamente as transformações que ocorrem no corpo da mãe e com o feto em cada período da gestação, e ao final desse período o parto, suas possíveis complicações e as altenativas disponíveis, como por exemplo, a cesária emergencial, quando percebe-se que o bebê tem o cordão umbilical em volta do pescoço.
Pode-se dizer que o feto durante nove meses vive em um quarto escuro, apertadinho, mas confortável. Passa a maior parte do tempo dormindo, mesmo com as fortes batidas de tambor que nunca param e o barulho de líquido borbulhando. Ouve conversas abafadas vindas do lado de fora, onde sempre prevalece uma voz feminina.
As vozes chegam até o feto no quarto mês de gestação, quando os ouvidos já começam a funcionar. A voz da mãe predomina por ser transmitida por dois caminhos, vinda de fora e transmitida pelo corpo.
O feto reage aos estímulos hormonais já no segundo mês de gestação e só no término da gravidez as áreas do cérebro responsáveis pela memória começarão a funcionar. Acredita-se que mesmo antes que haja neurônios, as células devem ter alguma maneira de registrar quimicamente o que lhes aconteceu.
Ao sexto mês, o feto tem boa parte dos sentidos de um adulto, o sistema auditivo está completo, ele percebe diferenças de claridade, tem tato no corpo inteiro, paladar e olfato. Consegue se mover com mais facilidade que um recém-nascido por estar boiando no líquido amniótico. Nessa fase o bebê, chupa o dedo mexe as pálpebras, soluça, brinca com o cordão umbilical, sorri quando algo o agrada e demonstra quando sente aversão, sonha em 75% do tempo em que dorme.
O desenvolvimento do ser humano pode ser entendido a partir da concepção, e também ao seu crescimento, onde o desenvolvimento mental é uma construção contínua, são as formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e se solidificando, onde algumas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
Uma gestação saudável, é aquela em que a mãe vive intensamente esse momento divino da vida, conversando com o filho ainda no seu ventre, passando boas energias, amando-o. É uma gravidez em que o filho é desejado pelos pais e o pai compartilha esse momento estando sempre presente.
A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos, físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta, onde conhece-se as características comuns de uma faixa etária.
Esse conhecimento torna-se necessário ao professor, para que ele possa perceber possíveis falhas de desenvolvimento, que em muitos casos podem ser decorrentes do período de gestação. Cabe ao professor buscar na história do aluno os motivos de sua dificuldade. O professor é também um psicólogo em sala de aula, e precisa estar preparado para trabalhar os problemas da melhor forma possível, sem que se torne algo traumatizante para o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário